segunda-feira, 2 de julho de 2012

Acessibilidade em eventos, na Copa do Mundo 2014 e depois dela...

Acompanhei ativamente os jornais e me informei bastante no assunto Copa do Mundo, acompanhei inúmeras palestras de entidades que nuclearam empresas para trabalharem no evento que foi o maior do mundo e só o que escutei foi Sustentabilidade. Produtos verdes, reciclagem, criatividade...

A palavra acessibilidade nunca foi citada, o meio ambiente passou a vir antes que o ser humano, mas é um círculo.
Em eventos, em reuniões operacionais, NUNCA, EU DISSE NUNCA, se questionou acessibilidade.

Levanto esta bandeira solitária, como sempre (apesar da sustentabilidade estar presente em meus produtos), alertando que recebemos muitos deficientes em nossos eventos e não temos esta cultura e nem infra-estrutura; o pior: não está sendo veiculada, fomentada e nem divulgada por nenhum tipo de mídia.

Já sei, vamos deixar o tema para o ano da copa, depois da copa, quando?

Ou arregaçar as mangas e defender esta parcela significativa da sociedade que precisa de condições normais para ter acesso aos mesmo locais de quem não possui deficiências.

Do meu ponto de vista isto é mais importante que o Meio- ambiente como prioridade, aquecimento global, que nem comprovado é conforme a fonte... sabe-se que existem divergências quanto ao assunto mas...
Cadeirante em calçadas esburacadas é realidade nossa do dia a dia, assim como transporte, locomoção em interiores, rampas etc. ou não?

Os projetos existem, temos profissionais capacitados!

Você pode através do meu contato conseguir especialistas no assunto.

Você não é consciente por que não precisa!







quarta-feira, 7 de março de 2012

Softwares para seus eventos, são problemas?


O assunto é muito longo devido ainda a falta de informação e fontes para se balizar, mas se torna simples, quando entendemos o conceito e forma de se trabalhar.

No setor de eventos precisamos pensar e seguir os seguintes conceitos:

1.   Nossos prazos são reduzidos, quando se contrata já não há tempo hábil de se desenvolver o sistema na sua totalidade.

2.   As empresas, cliente e contratada, devem ter apenas 01 interlocutor dedicado de cada parte cuidando do Software
3
4    3.   Em eventos, não existe um software que atenda dois eventos, SEMPRE há customizações, podem ser mínimas, mas sempre existem!Então pense bem antes de querer comprar um software achando que ele resolverá seus processos de todos seus eventos. Além do preço ser infinitamente maior, você compra e depois quem cuida, customiza ou adapta?Vai usar uma vez apenas...

4.   Se o “Core Business” da empresa contratada não for softwares para Eventos, mas: locação de hardware e demais serviços que se encontra aos montes no mercado, cada customização lhe decepcionará muito nos quesitos: Preço e Qualidade.

5.   Existem empresas com qualidade impecável, programadores certificados, mas nunca estiveram dentro de um evento, ESQUEÇA! Nunca vão poder ajudar!  O sucesso não está nas regras do software, mas nas exceções. Naqueles casos onde a experiência lhe diz o que se deve fazer em determinados casos. É uma consultoria a cada evento.

Pela falta de conhecimento, empresas ficam rodando o mercado procurando uma empresa que salve a pátria, não adianta!
Modelos inventados com base no "achismo", idéias mirabolantes...modelos definitivos...NÃO EXISTE!

Quem contrata, precisa conhecer as regras para se contratar certo, sob pena de se tornar refém do método da empresa contratada, quando a necessidade na verdade é sua!

Se você quer ter um software que atenda suas necessidades sempre, no prazo e não quer ter problemas, siga algumas poucas dicas abaixo:

1. Não queira fazer tudo de uma vez, estabeleça prioridades para se iniciar:Entregas programadas X Prazos

2. Não pense que será um bicho de 07 cabeças pois não será, se fizer com quem conhece.Softwares para eventos são desenvolvidos em tempo menor do que em outros setores, isto devido a forma de contratação do nosso mercado, por isso necessita mais precisão nas informações e cuidados especiais nos detalhes e levantamento de requisitos muito bem feito.

3. O desenvolvimento do software é 50% responsabilidade sua e 50% da empresa que desenvolve.

4. Você precisa saber de trás pra frente os requisitos do seu negócio, com todas as regras do seu evento, estabelecer um escopo e juntamente à contratada, estabelecer um cronograma de entrega de ambas as partes.
    Você também terá sua lição de casa!Com prazo de entrega e qualidade.
    
    A contratada deve ter processos claros, solicite a ela.
    
    Veja qual o processo que utiliza.
    Se você não se convencer, abandone, troque.
    A conversa deve ser clara, sem "Tecnêz".Se a conversa for técnica demais, significa que terá problemas de comunicação durante o desenvolvimento.Você deve entender claramente o processo e  a contratada deve falar a sua língua!

5. Você precisa fornecer os dados e informações nos prazos solicitados pelo desenvolvedor com total disponibilidade, pois a cada dia de atraso na entrega da sua informação combinada em cronograma, vai impactar diretamente no prazo de entrega e desenvolvimento do software pela contratada.

6. Ter disponibilidade de reuniões semanais com o desenvolvedor para acompanhamento.

7.  Em Associações por exemplo, o problema freqüente é sempre alguém do conselho vir com uma ideia mensal "mirabolante".

    Você precisa saber dizer "não" quando for necessário. Receba a idéia do "chefe", consulte a empresa contratada e devolva a informação: o que dá ou o que não dá para ser feito e não menos importante: qual o impacto em termos de resultado que isso trará, além de custo e tempo de desenvolvimento

    Veja que interessante:

    Pense num software como se fosse um prédio em construção.Existem necessidades fáceis de se atender e outras que são impossíveis... 
     
    por exemplo, uma fácil:
P: Depois do prédio concluído ou quase pronto, consigo colocar um para-raio no topo do prédio?

R:Colocamos até 10 se você quiser, vamos combinar então o prazo?(Mas não me peça isso em 10 minutos, se não se torna impossível.Em 10 minutos eu não faço nem o orçamento....)
      
Uma Impossível:

P:Agora que o prédio de 50 andares está finalizado, você quer colocar um playground e uma piscina descoberta entre o 6º. E o 7º. Andar?!?!

R: I M P O S S Í V E L ! ! !VAMOS TER QUE DEMOLIR! ! !

   Assim é um sistema, no  1º caso era apenas uma customização, no 2º o impossível.
   Você na verdade, queria outro sistema (prédio), e agora? Você vai dizer que construtora é incompetente?


Principalmente em congressos e eventos com pagamentos e recebimentos pela internet, preocupe-se especialmente e antes de tudo, com a filiação dos cartões de crédito e boletos nos bancos onde se tem conta, pois este processo ainda pode ser demorado e acarretar atrasos absurdos e até inviabilizar a entrega do software de inscrição a tempo hábil, isto pode ser minimizado contratando-se empresas de recebimento.

   s boas empresas de credenciamento para eventos no mercado, já possuem módulos de recebimento de valores homologados e com todos os tipos de cartão e boleto, onde centralizam todos os recebimentos e repassam os valores a taxas justas e convidativas.

      Você precisa ter um software que nos próximos anos você apenas customize e tenha um custo maior apenas na 1ª contratação, que é todo o desenvolvimento. Com os erros e acertos, mudanças de processo de ano para ano, você apenas customiza, com custos bem mais baixos, se não, fica inviável financeiramente. Construir um software a cada ano?Pense bem!

11.Aposte que a empresa que você contratou, estará "aberta" ano que vem para fazer suas customizações.Se quebrarem, seu software vai junto, seu dinheiro investido também...

12.Quer eliminar todos os problemas acima?

FAÇA COM QUE ENTENDE DO NEGÓCIO...E durma mais tranquilo...